Edições do GEAMA


















Edição 2020 do GEAMA

 Tema: "Agroecologia: Perspectivas e desafios"
 Local : Anfiteatro do CCH 
 Dia: 22 de maior de 2020
Horário: 08:30 as 18:00 hs







EDIÇÃO 2019 do GEAMA

"Resíduos Eletro-Eletrônicos: desafios da modernidade"






















Confira abaixo os momentos e temas discutidos nos encontros do GEAMA EDIÇÃO 2013


EDIÇÃO  2013 do GEAMA


"AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS: TRATAMENTO DE EFLUENTES"

O sexto encontro da edição 2013 do GEAMA aconteceu na Faculdade Pitágoras no dia 27 de setembro, sexta-feira. O tema deste encontro foi "Avaliação de impactos ambientais: tratamento de efluentes" e o palestrante da tarde foi o professor Adalberto Carraro que trabalha na Sanepar há mais de 20 anos. Confira as fotos do evento:







 

 
QUINTO ENCONTRO - GEAMA EDIÇÃO 2013

"CRIMES AMBIENTAIS: DA TÉCNICA LEGISLATIVA À PROTEÇÃO"

No dia 30 de agosto aconteceu o quinto encontro da edição 2013 do GEAMA na PUC. O tema do encontro foi: "Crimes ambientais: da técnica legislativa à proteção". O paletrante da tarde foi o professor doutor Roberto Wagner Marquesi que falou sobre a afirmação histórica da punição aos crimes ambientais, abordando os fundamentos da criminalização e a evolução pela qual passou a política de prevenção e repressão desses delitos.

-->
 Veja alguma fotos:

 Fala de abertura do Professor Paulo Bassani, coordenador do GEAMA


 
Mesa de debate com os professor, Edson Proni, colaborador do GEAMA, Paulo Bassani, coordenador do GEAMA e o palestrante da tarde, professor Marquesi 


QUARTO ENCONTRO - GEAMA EDIÇÃO 2013

"ELEQUÍMICA APLICADA AO TRATAMENTO E REÚSO DE EFLUENTES"

O quinto encontro da Edição 2013 do GEAMA aconteceu no dia 21 de junho na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. O tema do encontro foi: "Elequímica aplicada ao tratamento e reúso de efluentes". Os palestrantes deste dia foram os professores Ricardo Nagamine Costanzi e Alexei Lorenzetti Novaes Pinheiro.
 


TERCEIRO ENCONTRO - GEAMA EDIÇÃO 2013

-->
"COMBATE À DENGUE EM LONDRINA"

 No dia 24 de Maio aconteceu o quarto encontro da edição 2013 do GEAMA com o tema: "Combate à dengue em Londrina". O encontro foi realizado na UNOPAR com a participação do coordenador de Endemias Elison Belisário e a educadora de Bairroa da Secretaria Municipal de Saúde, Damiris Soares.





02/05/2013


SEGUNDO ENCONTRO - GEAMA EDIÇÃO 2013

"AÇÃO ANTRÓPICA E SAÚDE AMBIENTAL: TRABALHOS DESENVOLVIDOS PELA UNIFIL"

No dia 26 de abril, realizamos na UNIFIL mais um encontro da EDIÇÃO 2013, com o tema: ""Ação Antrópica e Saúde Ambiental: Trabalhos desenvolvidos pela Unifil", presidido pelo Prof. Dr. João Antônio Cyrino Zequi e pela Dra. Miriam Ribeiro Alves Maiola. Foram abordados assuntos como a dengue, as doenças relacionadas às fezes de pombos em Londrina, da proliferação de caramujos africanos no Brasil, que são prejudiciais, principalmente à agricultura, entre outros.


Hellen Buriolla, bolsista do GEAMA, 
cursa Psicologia na UEL.

Prof. Valéria Mattos, Coordenadora de Extensão 
e Assuntos Comunitários da Unifil, 
Prof. Dr. Mário Antônio da Silva da Unifil e Prof. Paulo Bassani






Prof. Dr. Mário Antônio da Silva e Prof. Paulo Bassani

Professores parceiros do GEAMA.



16/04/2013


PRIMEIRO ENCONTRO - GEAMA EDIÇÃO 2013

"OS CAMINHOS E DESAFIOS DA PESQUISA SOCIOAMBIENTAL EM ORGANIZAÇÕES"

Amigos do GEAMA! Aqui estão as fotos do primeiro encontro da EDIÇÃO 2013, que aconteceu na Universidade Estadual de Londrina (UEL), no dia 22 de março de 2013. O tema abordado foi "Os Caminhos e Desafios da Pesquisa Socioambiental em Organizações", presididas pelos professores Benilson Borinelli e Luiz Miguel Luzio dos Santos.  

   Aluno Fabrício Evaristo, bolsista do GEAMA, faz apresentação 
da música Planeta Água, de Guilherme Arantes





 Professor Paulo Bassani, sociólogo e coordenador do GEAMA,
 faz a abertura oficial do evento






















Professores Benilson Borinelli (esquerda) e 
Luis Miguel dos Santos dão a primeira palestra 




Jaqueline Sorprezo, Gabriela Costa, Fabrício Evaristo 
e Hellen Buriolla, alunos bolsistas do GEAMA





GEAMA - Edição 2012 - Confira abaixo os momentos e temas discutidos nesta Edição cujo tema abordado foi: 
“Rio + 20: Desafios na Construção de Sociedades Sustentáveis”


Encerramento da Edição 2012 do GEAMA realizado no dia 23 de novembro na UEL.

Neste último encontro foi debatido o tema "O que esperar da Rio+20 e como encaminhar as questões no Paraná" com a presença do Sr. Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Jonel Iurk.







Sétimo Encontro do GEAMA - Edição 2012 realizado dia 26 de outubro na PUC/Londrina.


                                  Auditório da PUC

O sétimo encontro desta Edição do GEAMA ocorreu dia 26 de outubro na PUC/Londrina, e tratou do tema "Rio+20: Questões jurídicas nas Convenções Ambientais Internacionais" com o palestrante Roberto Wagner Marquesi.

__________________________________________________

Sexto Encontro do GEAMA - Edição 2012 realizado no dia 05 de outubro na Faculdade UTFPR.


O sexto encontro desta edição 2012 foi no dia 05 DE OUTUBRO NA UTFPR com o tema "Rio+20 - Mudanças Climáticas e Aquecimento Global: encaminhamentos acerca da biodiversidade" com os palestrantes Jorge Alberto Martins e Leila D. Martins.

___________________________________________________________

Quinto Encontro do GEAMA - Edição 2012 realizado no dia 31 de agosto na Faculdade Arthur Thomas.


                            Prof. Paulo ao centro e os palestrantes da FAAT.

Neste encontro o tema foi "Rio+20: Economia Verde - aspectos administrativos - jurídicos e possibilidades na região"











Quarto Encontro do GEAMA - Edição 2012 realizado no dia 22 de junho na Faculdade Pitágoras.



Neste Encontro o tema foi "Rio+20: Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis", a proposta da Universidade foi promover um debate entre cinco palestrantes de diversas áreas a fim de agregar um conhecimento multidisciplinar da temática ambiental.  Os palestrantes foram:


Professora Agnes Jaloto Franzotti

Socióloga Mestre em Gestão do desenvolvimento rural pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), num intercâmbio com a Universidade de Trás – os – Montes e Alto Douro (Portugal), sua linha de pesquisa gira em torno das áreas de desenvolvimento local, turismo de natureza, sustentabilidade e educação ambiental. Atualmente é docente da Faculdade Pitágoras de Londrina no qual ministra aulas dentro do eixo de humanidades.



Professor Dr. José Angelo Ferreira

Doutor em Educação pela Universidade Nove de Julho, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Administração pela MCC nos Estados Unidos. Atualmente é coordenador do curso de Administração da Faculdade Pitágoras de Londrina e Coordenador adjunto do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Pitágoras de Londrina e professor de cursos de pós-graduação do SENAI e do Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Educação Continuada, professor do curso de administração da Faculdade Pitágoras de Londrina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão da Produção, Finanças e Custos, atuando principalmente nos seguintes temas: produção, jogo de empresas, custos, estratégia de vendas e finanças.





Professor Mário Lepre

Possui graduação em Ciências Sociais e Direito pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Atualmente é professor titular e coordenador do Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão da Faculdade Paranaense. Professor titular da Faculdade Pitágoras, professor titular da Universidade Filadélfia e professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Ciência Política e Direito, com ênfase em Estudos Eleitorais e Partidos Políticos, atuando principalmente nos seguintes temas: partidos políticos, direito e cidadania, partidos e instituições, direito eleitoral e democracia.


Professor Rinaldo Celio Barioni
Graduado em Geografia e Direito, pela Universidade Estadual de Londrina. É pós-graduado em Direito Aplicado pela Escola da Magistratura do Paraná. Atualmente é advogado, militante nas áreas do Dir. Civil e Trabalhista. Foi professor titular da Faculdade Catuaí, na cidade de Cambé, é professor titular da Faculdade Pitágoras de Londrina, onde leciona Direito Empresarial Aplicado, Direito Ambiental e Economia Política, e atua no Núcleo de Prática Jurídica, supervisionando o estágio discente e atendendo a comunidade de Londrina. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil.

Professor Milton Borghi
Engenheiro civil pela Universidade Estadual de Londrina, com pós- graduação em MBA-Gestão Empresarial e Formação Pedagógica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atualmente trabalha como coordenador adjunto do curso de engenharia civil e professor da Faculdade Pitágoras de Londrina. Professor do curso Técnico em construção civil, no Instituto Politécnico de Londrina. Atuou 32 anos na Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar, como gerente regional na Unidade de Negócios de Cornélio Procópio. Premiado em 1997, com Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento, promovido pela ABES.
__________________________________________________
Terceiro Encontro do GEAMA - Edição 2012 realizado no dia 25 de Maio na UNOPAR.




Neste Encontro o tema foi "Rio+20: Inovações Sustentáveis", a proposta da Universidade foi promover um debate entre cinco palestrantes de diversas áreas a fim de agregar um conhecimento multidisciplinar da temática ambiental.

Palestrantes: Prof. Henrique Gambaro (administração)
                        Profª. Valéria Neder Lopes (administração)
                        Profª. Maria Emanuella Panchoni (design)
                        Profª. Claudia Feijó (gestão ambiental)
                        Prof. Marco Rossi (sociologia)


____________________________________________
Segundo Encontro do GEAMA - Edição 2012 realizado no dia 27 de Abril na UNIFIL.


Neste segundo momento do nosso ciclo de palestras da Edição 2012 o assunto debatido foi "Rio+20: objetivos e estratégias das instituições de ensino superior para a construção de sociedades sustentáveis", realizado na UNIFIL. O palestrante foi Tiago Pellini, engenheiro agrônomo do IAPAR e coordenador do curso de Gestão Ambiental da referida Instituição de Ensino. O palestrante deu ênfase a realização da Rio+20 e os eventos que estão antecedendo, tanto no País quanto aqui no Paraná. Os encaminhamentos das instituições de ensino superior a respeito dos compromissos assumidos e propostas a serem debatidas na Rio+20. Nas palavras de Pellini "as estratégias definidas pelos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) e Planos de Desenvolvimentos Institucionais, isto requer das IES permeabilidade e visão prospectiva em relação ao novo modelo de desenvolvimento."

                                                       Palestrante Tiago Pellini

Como mediador estava presente o coordenador do curso de Ciências Biológicas da UNIFIL, o Prof. João Antônio Zequi e os debatedores Prof. Paulo Bassani, coordenador do GEAMA e o Prof. Edson Proni do curso de Biologia da UEL. 





_____________________________________________________________________
Abertura do GEAMA - Edição 2012 realizado no dia 30 de Março na UEL.

Na última sexta feira aconteceu a abertura da edição 2012 do GEAMA - 10 anos: “Rio + 20: Desafios na Construção de Sociedades Sustentáveis”. Para problematizar a questão nada melhor do que a abertura com o tema: “Rio + 20: Desafios e propostas”, que contou com participação do professor da UFPR, Eduardo Felga Gobbi que também é coordenador de recursos hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

O Professor em sua palestra apresentou um panorama geral de principais questões de todo o estado quanto à gerenciamento de resíduos e projetos em implantação para questões como a agricultura e adequações ao código florestal. Participou da mesa também o professor José Carlos Beloti, da UFPR, representando o projeto Ciclovida e a Rio + 20.

Em 2012, a edição comemorativa dos 10 anos do GEAMA está sendo realizada em parceria com outras 6 instituições de ensino Superior de Londrina o que acrescenta muito em termos de diálogo e também quanto à troca de experiências que sempre foi um dos pilares da nossa forma de trabalho.

A abertura da programação 2012 do GEAMA contou ainda com a presença da pró-reitora de Extensão da UEL, Cristianne Cordeiro Nascimento, o vice-diretor do Centro de Letras e Ciências Humanas, Ariovaldo Santos, o chefe do Departamento de Ciências Sociais, Ronaldo Baltar.

Na edição de 2012 apuramos até o momento mais de 210 pessoas inscritas. O encerramento está previsto para 23 de novembro, com um diagnóstico sobre Rio + 20, que será feito pelo secretário estadual do Meio Ambiente do Paraná, Jonel Iurk.

                                   



3 comentários:

  1. Foi muito bom o início desta edição do GEAMA. Parabéns aos palestrantes e ao grupo GEA

    ResponderExcluir
  2. Uma meninada linda.

    Parabéns a Equipe Gestora do GEAMA.

    ResponderExcluir