14 de junho de 2017

GEAMA e estudantes do Colégio Estadual do Patrimônio Regina visitam o Museu Histórico de Londrina

               Na última quarta-feira, dia 7 de junho, o projeto GEAMA Vai à Escola – GVE levou 18 alunos do Colégio Estadual do Patrimônio Regina para uma visita especial no Museu Histórico de Londrina. O propósito da visita foi idealizado pelo integrante do GEAMA e estudante do 5º ano de Arquitetura e Urbanismo, Patrick Rocha. A finalidade da visita foi apresentar a formação urbana do município de Londrina através da exposição permanente e mostrar a cidade através do desenho de observação na exposição temporária Traços Londrinenses, realizada pelo grupo de desenho Urban Sketchers Londrina. 





    Os alunos puderam conhecer na exposição permanente a criação do município através de fotografias e objetos expostos no museu, que registram as técnicas construtivas, a organização viária, o desenvolvimento político e comercial, e o crescimento da educação e da economia da cidade. Através de uma aula expositiva puderam entender como Londrina se tornou um sistema urbano em pouco mais de 80 anos, descobrindo curiosidades sobre a cidade.
                



Já na exposição Traços Londrinenses, os estudantes viram a importância de retratar a cidade através de um hobby, o desenho de observação nesse caso, que incentiva a propagação da arte pela cidade através de atividades de desenho aos domingos. Muitos não conheciam vários locais registrados nos desenhos feitos por desenhistas profissionais e amadores. Com essa oportunidade, tiveram a chance de compreender o sentido de conhecer melhor Londrina e contribuir com a convivência no espaço urbano através de sua formação pessoal e profissional.
             


  Patrick trabalhará a temática da formação da cidade com os alunos do Projeto a partir de pesquisas virtuais, atividades de desenho e discussões sobre o assunto todas às quartas-feiras, a fim de mostrar aos estudantes a importância da organização e do desenvolvimento da cidade para toda a sociedade. Além disso, a intenção é fazer os alunos desenvolverem habilidades artísticas e intelectuais com os desenhos e as pesquisas que envolverão leitura, escrita e mapeamento de locais de Londrina.

Texto: Patrick Rocha, graduando de Arquitetura e Urbanismo - UEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário